1. Envolva-se no marketing de causa
Sua empresa impacta o mundo ao seu redor e, cada vez mais, seus clientes querem ver que você reconhece e se preocupa com esse impacto. Envolver-se nas melhores práticas em áreas como:
- Produção ética
- Feira comercial
- Práticas sustentáveis
- Produção sem crueldade
- E mais
As pessoas apreciarão que sua marca se esforça ativamente para melhorar seu impacto global. Além disso, uma paixão compartilhada por uma causa pode estabelecer um relacionamento duradouro entre você e seus clientes.
Mas com qualquer estratégia relacionada a causas que você empregar, você deve permanecer autêntico. Faça suas escolhas com sinceridade – seus clientes perceberão se você não fizer isso!
2. Aproveite as ideias dos clientes
Outra maneira de construir relacionamentos e manter seus clientes por perto é pedindo suas ideias e republicando conteúdo gerado pelo usuário (UGC) .
Ao usar essa estratégia, você mostra aos seus clientes o quanto valoriza as opiniões deles e coleta novas ideias para o seu negócio diretamente do cliente. Além disso, seu envolvimento ativo os mantém mais engajados pessoalmente com sua empresa.
A LEGO aproveitou bem essa estratégia com seu programa LEGO Ideas. Por meio desse programa, a LEGO incentiva seus fãs a gerar designs criativos, que a LEGO às vezes usará para lançamentos futuros.
Considere como seria emocionante ver a LEGO usar sua ideia em um produto futuro. Só faria sentido que esses designers sortudos se sentissem mais ligados à marca e permanecessem mais leais.
3. Promover a exclusividade inclusiva
Você também pode aumentar a retenção de clientes fazendo com que seus clientes se sintam parte de algo excepcional.
Quando as pessoas se orgulham de fazer parte de uma comunidade de marca significativa , elas se preocupam em permanecer leais à sua marca.
Por exemplo, a Fabletics usa um programa VIP para atrair novos clientes para seu site e prioriza a retenção desde o início. O programa parece exclusivo, mas está disponível para qualquer pessoa que visite o site e se inscreva – um exemplo perfeito de exclusividade inclusiva.
4. Dê suporte pós-compra aos seus clientes
Depois que seu cliente comprar seu produto, continue apoiando-o. Ajude-os a reconhecer o valor que seu produto oferece e responda proativamente a quaisquer dúvidas que possam ter.
Se o seu produto for mais complexo, você pode fornecer demonstrações e tutoriais do produto.
Se você oferecer algo mais simples, ainda poderá fornecer suporte após a compra. Você pode enviar e-mails sobre tópicos relacionados ou pode oferecer aos seus clientes ideias exclusivas para usar seu produto além da abordagem convencional.
Bluehost faz um ótimo trabalho com comunicações pós-compra. O provedor de hospedagem na web envia e-mails aos clientes sobre tópicos que os ajudam a gerenciar melhor seu site. Os e-mails fornecem informações complementares que capacitam os clientes a usar o serviço da Bluehost de forma mais eficaz.