1. Mantenha sua oferta atualizada
Para manter seus clientes por perto, você precisa fornecer valor contínuo. Embora o suporte pós-compra e as comunidades de marca possam fornecer isso de algumas maneiras, você também pode criar mais valor lançando produtos novos ou de edição limitada.
Em vez de fazer a compra de uma só vez, encontre maneiras de manter sua oferta atualizada e em destaque para os clientes existentes.
Crumbl Cookies faz um ótimo trabalho com essa estratégia sem reinventar completamente a roda. Eles oferecem cookies e não expandem muito seu catálogo. Mas eles fornecem uma seleção única de sabores toda semana para manter seus clientes animados e voltando para mais.
O frescor traz emoção e evita que sua oferta se torne obsoleta (sem trocadilhos). Claro, as pessoas sempre vão querer ótimos biscoitos, mas elas ficarão empolgadas em comprar um novo lote da mesma empresa toda semana? Com o programa de retenção de clientes da Crumbl, eles vão!
2. Ofereça uma série de produtos
Da mesma forma, se você oferece produtos ou serviços que funcionam bem em conjunto ou que os clientes podem coletar, eles vão querer continuar voltando para mais.
Por exemplo, The Pioneer Woman oferece produtos de cozinha e outros utensílios domésticos que formam uma estética coesa. Os fãs leais adoram colecionar os produtos para usar em casa – e todos eles se complementam perfeitamente.
3. Crie um programa de fidelidade do cliente
Talvez a estratégia de retenção de clientes mais por excelência seja o programa de fidelidade , e é um clássico por um motivo.
Quando você recompensa seus clientes por compras contínuas, você gamifica a experiência de comprar com você e dá a eles um valor explícito para voltar. Por exemplo, alguns programas de recompensas oferecem um desconto ou produto grátis após acumular um certo número de compras ou pontos.
4. Meça seu impacto nos negócios
Não importa quais estratégias de marketing você empregue, você deve medi-las. A medição fornece um suporte baseado em dados para suas decisões e ajuda a mostrar o impacto que suas táticas têm em seus resultados.
Com as estratégias de retenção de clientes, você deve acompanhar o valor da vida útil do cliente e usar suas descobertas para informar suas decisões. Essa abordagem permite que você gaste seu dinheiro em marketing com mais eficiência.
Exemplos de retenção de clientes de empresas notáveis
Agora que você conhece 10 excelentes estratégias de retenção de clientes que sua empresa pode usar, como você pode colocá-las em prática? Muitas empresas empregam um programa de retenção de clientes que combina várias táticas com sucesso.
Confira esses exemplos de retenção de clientes de marcas icônicas para ver como você pode aproveitar várias estratégias para aumentar a retenção de clientes de forma eficaz:
Como a Apple usa estratégias de retenção de clientes
A Apple se destaca como um exemplo icônico de uma grande marca com clientes ferozmente leais. A Apple usa as seguintes estratégias de retenção de clientes:
- Frescor
- Exclusividade inclusiva
- Série de produtos
Pense nisso: quão animado o mundo fica quando a Apple lança um novo telefone? E quantos produtos complementares a Apple fornece? Você pode comprar um laptop, desktop, tablet, telefone, fones de ouvido, relógio e muito mais da Apple.
Além disso, os produtos complementares da Apple oferecem funcionalidades exclusivas que os clientes recebem apenas quando possuem vários produtos Apple. Todos os produtos da Apple são sincronizados, proporcionando uma experiência perfeita e fácil de usar.
Essa tática, combinada com os produtos de alta qualidade da Apple e a marca excepcional , faz com que a marca pareça uma comunidade exclusiva. Quando os clientes têm um produto da Apple, eles se sentem parte de algo digno de nota.
Juntas, essas estratégias mantêm seus clientes voltando para novos produtos, apoiando produtos e fazendo isso com paixão.