Como construir uma pilha martech: 6 passos essenciais

1. Faça um inventário de sua tecnologia existente

Você deve saber quais plataformas, softwares ou aplicativos sua equipe usa atualmente e os recursos de cada ferramenta antes de gastar muito em algo novo. Você não quer investir em uma ferramenta que já possui ou em algo que não funciona bem com suas outras ferramentas.

As ferramentas em sua pilha de martech geralmente se comunicam para refinar seus dados e realizar o que você deseja. A última coisa com a qual você quer lidar é uma grande dor de cabeça de ferramentas que não são compatíveis entre si ou que quebram com frequência.

2. Identifique suas necessidades

Existem tantas tecnologias de marketing por aí que realizam coisas diferentes. Para evitar ficar sobrecarregado com as opções aparentemente infinitas, pense no que você espera obter de sua pilha de tecnologia de marketing.

Primeiro, descreva os objetivos da sua empresa e as estratégias de marketing digital que você gostaria de implementar para atingi-los. Apenas por conhecer seus objetivos e ter uma estratégia, você eliminou uma tonelada de opções que não seriam úteis para você.

O que você gostaria de realizar que a tecnologia pode trazer à vida? Existe alguma parte do seu marketing que poderia ser mais eficiente ou simplificada?

Se você não tiver certeza de quais são suas necessidades, pergunte à sua equipe o que eles sonham em fazer com seu marketing que não podem fazer atualmente. Talvez haja um dado que eles desejam ou alguma forma de automação para diminuir sua carga de trabalho.

3. Calcule seu orçamento

A tecnologia de marketing pode ser cara. Estou falando de centenas de milhares de dólares por ano, dependendo do seu caso de uso. Esse não é o caso para todas as ferramentas, mas é para algumas ferramentas.

Antes de agendar reuniões com diferentes empresas de tecnologia, saiba quanto você pode gastar em cada ferramenta (e no geral). Isso garante que você não gaste tudo em uma única peça de tecnologia, apenas para perceber mais tarde que não pode pagar as outras duas ferramentas necessárias para atingir seus objetivos.

4. Soluções de pesquisa

Nesta fase, prepare-se para o cortejo máximo, o que significa que você provavelmente terá reuniões com representantes de vendas de diferentes empresas.

Uma maneira clássica de começar sua pesquisa é pesquisar no Google. Encontre os sites da empresa e anote os que se destacam. Você pode encontrar muitos detalhes sobre cada empresa em sites de avaliação como o G2 .

Tente aprender o máximo que puder sobre como funciona cada tecnologia de marketing. Procure tutoriais, dicas e quaisquer outros documentos úteis que permitirão que você aproveite ao máximo suas ferramentas. Se você não encontrar muitas informações sobre como usar essa tecnologia, pense duas vezes antes de investir. Você precisará de toda a ajuda possível para implementar e aproveitar ao máximo as ferramentas que usa.

Internamente, considere os níveis de habilidade de sua equipe. Honestamente, isso pode até ser todo um processo em si. Primeiro, quem será responsável por gerenciar sua pilha de tecnologia, ou certas partes dela, e qual é o nível de habilidade deles? Em segundo lugar, as pessoas responsáveis têm tempo suficiente para gerenciar sua área de sua pilha de martech?

Quando você sentir que pesquisou o suficiente, entre em contato com cada empresa. Você pode assistir a uma apresentação, conversar com um representante da empresa de tecnologia ou até obter acesso a uma demonstração.

Não tenha medo de fazer perguntas aqui! Você deve entender completamente no que está se metendo antes de se aprofundar.

5. Escolha a ferramenta que funciona melhor para você

Tome seu tempo ao tomar sua decisão. Considere todas as opções que você tem e quanto trabalho será necessário para configurar sua ferramenta, como transferir dados ou sincronizar com outras ferramentas. Talvez crie uma lista de prós e contras para guiá-lo.

Apenas certifique-se de compartilhar sua pesquisa com qualquer pessoa que esteja gerenciando sua pilha de marketing. Eles devem estar tão à vontade com sua decisão quanto você.

6. Implemente suas novas ferramentas tecnológicas

Por fim, depois de assinar contratos e obter acesso às suas novas ferramentas brilhantes, você está pronto para adicioná-las à sua pilha, ou criar sua pilha martech, se não tiver uma existente. Este pode ser um processo técnico bastante complexo, dependendo das ferramentas nas quais você investiu e quanto de seus dados de marketing você precisa processar ou transferir. Pode ser a parte mais difícil de tudo isso.

Algumas empresas podem ajudar na configuração de sua pilha de marketing, seja ela incluída em seu investimento ou adicionada como uma taxa extra, e essa pode ser uma ótima opção se você não tiver muita experiência ou tempo para se dedicar ao seu conjunto acima. O processo de construção de uma pilha de martech tem seus desafios, então não há vergonha em precisar de assistência.

Depois de integrar suas ferramentas com sua estratégia de marketing você vai querer fechar seus ciclos de relatórios. Esta é apenas uma maneira elegante de dizer que você conectará os relatórios entre suas equipes de marketing e vendas para que todos tenham uma melhor compreensão de como suas estratégias funcionam juntas. Não se esqueça de avaliar suas ferramentas regularmente. Se sua tecnologia de marketing não funcionar como prometido, ou se você simplesmente não gostar dela tanto quanto pensava, veja suas opções. Existem tantas plataformas por aí, e tenho certeza de que as equipes por trás delas adorariam se conectar com você.

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