Quer transformar seus clientes em compradores? Aqui estão 4 maneiras de conseguir transformar leads em clientes da melhor forma, através de conseguir clientes online.
A geração de leads para sua pequena empresa pode render ótimos resultados, mas somente se você puder transformar compradores em potencial em clientes reais. Se você não puder, quaisquer leads obtidos por meio de serviços de geração de leads, com campanhas de marketing não agregarão muito.
A pesquisa de público ajuda você a gerar leads e criar um plano de conversão para transformar esses leads em clientes pagantes. Para entender melhor como converter leads em vendas, conversamos com especialistas para encontrar dicas práticas que você pode aplicar às estratégias de geração de leads de sua pequena empresa.
O que é conversão de leads?
Aprender com detalhes sobre a conversão de leads pode ser a maior arma do seu negócio.
Como transformar leads em clientes é um processo de marketing de engajamento e conversão de leads em clientes pagantes, esse processo leva os clientes a comprar produtos ou serviços e os leva a uma decisão de compra.
Dentro desse processo, suas equipes de marketing e vendas são fundamentais, pois cabe a elas levar os potenciais clientes às oportunidades de vendas. Seu objetivo é construir um relacionamento com eles para movê-los ao longo de sua jornada de compra, o que facilita a conversão de leads e a venda propriamente dita.
- Pesquise seu público
O conhecimento do que seus clientes desejam e como eles gostam de se envolver com as empresas pode ser uma poderosa ferramenta de conversão de leads.
Pedro Campos, consultor de publicidade da Advertongue, disse que tanto a geração quanto a conversão de leads dependem de conjuntos semelhantes de “fundamentos básicos”.
“Quando vejo empreendedores e diretores tendo dificuldades em converter estranhos em leads ou/e leads em clientes, tudo se resume à qualidade de suas ofertas”, disse ele. “Se você tem uma oferta ruim, o que isso me diz é que você não conhece o seu cliente ideal o suficiente.”
A solução? Pesquise seu público-alvo e conheça-o. Depois de ter os dados apropriados, crie ofertas que levem a vendas, isso é muito efetivo nas mídias sociais e nas promoções do seu site.
- Use chamadas para ação
Às vezes, tudo o que é preciso para as pessoas agirem é um leve empurrão na direção certa. Uma chamada à ação definitiva em seus esforços de marketing incentiva os clientes em potencial a tomar uma decisão.
Muitas vezes é questão de ajustar alguns detalhes na campanha de marketing ou deixar o preço, a apresentação ou o produto um pouco mais envolventes e diferenciados para efetivamente transformar leads em clientes.
Sem uma chamada à ação decisiva, os novos visitantes do seu site “não sabem qual é o próximo passo a seguir e precisam adivinhar por conta própria”, disse Thomas Griffin, presidente da OptinMonster. Independentemente do seu objetivo final, frases de chamada ou call to action mais interessantes que usam certos verbos ou frases podem levar a uma taxa de conversão mais alta e com isso uma simples chamada bem pensada pode dar um boooom em transformar leads em clientes.
- Utilize as mídias sociais
Independentemente de quão orgulhoso você esteja do site da sua empresa, ele não é o princípio e o fim de sua presença online. Clientes de todas as esferas da vida recorrem às mídias sociais para obter notícias e acompanhar as tendências, portanto, sua empresa também deve estar lá, além de ter um ótimo site, é claro!
Para esse fim, uma especialista em Grupos do Facebook, disse que criar um aspecto social do seu negócio pode facilmente transformar leads em clientes. “Costumo incentivar os leads a se juntarem ao meu grupo privado no Facebook, onde compartilho negócios e informações gratuitas de alto valor para membros selecionados”.
“É lá que posso obter feedback instantâneo dos clientes para me ajudar a atendê-los melhor e também é um conversor muito melhor de vendas quando tenho a oportunidade de comprar. Depois que alguém se converte, eles geralmente também compartilham sua experiência positiva no grupo em tempo real, incentivando outros leads a se converterem.”
É importante considerar quais redes sociais são mais adequadas para sua marca. Por exemplo, se sua empresa vende camisetas personalizadas com estampas diferenciadas, o Instagram pode ser um importante fator de conversão para você para transformar leads em clientes.
- Escreva conteúdo de qualidade.
A chave para um relacionamento duradouro é a confiança e a qualidade. Produzir conteúdo de qualidade para seus clientes não somente irá transformar leads em clientes, mas dará a eles a confiança de que sua empresa fornecerá soluções para seus problemas.
Isso também aumentará a reputação de sua marca como especialista em seu nicho de atuação. Se você continuar levando conteúdo inédito de qualidade e útil para seus clientes em seu site e plataformas de mídia social, isso gerará tráfego e receita recorrente para o seu negócio.
Aposte nessas 4 dicas em como transformar leads em clientes, pouco a pouco seus clientes irão buscar mais e mais conteúdos em sua empresa gerando tráfego e engajamento, e essas métricas podem ajudá-lo a nutrir seus leads por aprender mais sobre os perfis dos compradores e fazer um eficiente funil de vendas.