Customer Success Manager: o que faz e qual sua importância

Customer Success Manager: o que faz e qual sua importância

Agosto 1, 2022 0 Por admin

O Customer Success Management, ou gestão de sucesso do cliente, é um segmento que objetiva garantir os melhores resultados para o cliente. 

Manter um bom relacionamento com o público é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Por conta disso, várias empresas investem em meios de garantir uma boa experiência para o consumidor — e é quando o Customer Success Manager entra em cena.

Talvez a existência do CSM não seja uma novidade para você, mas será que você conhece o papel que ele desempenha na otimização de negócios? Preparamos este guia para que você saiba o que é Customer Success Manager e qual é a importância desse profissional na estratégia empresarial.

O que é Customer Success Manager?

Customer Success Manager nada mais é do que um profissional responsável por criar e desenvolver relacionamentos com os consumidores. O objetivo dele é garantir que os clientes estejam plenamente satisfeitos — de modo a promover a retenção e fidelização.

A principal função do cargo de CSM é assegurar que os consumidores do produto ou serviço oferecido pela empresa o utilizem corretamente, de modo que tenham a melhor experiência possível.

É fundamental ressaltar que o Customer Success Manager trabalha como uma ponte entre a organização e o consumidor, buscando defender os direitos de ambas as partes envolvidas na negociação e, assim, estabelecer ganhos para ambos os lados, com uma comunicação eficiente.

Para você entender melhor o que é CSM, vamos a um prático exemplo. Quando um consumidor precisa de suporte especializado, é esse profissional que está na linha de frente.

O Customer Success Manager está preparado para direcionar o cliente e auxiliá-lo a atingir os resultados desejados por meio da solução oferecida pela empresa. O cargo de CSM também é essencial no processo de pós-venda.

Para alcançar bons resultados, é importante que o profissional acompanhe os clientes desde o começo da relação com a empresa, de modo a compreender as necessidades e as dores dos consumidores.