O que é marketing multicanal?

O que é marketing multicanal?

Agosto 1, 2022 0 Por admin

O marketing multicanal consiste em anunciar soluções por várias vias para alcançar o máximo de potenciais clientes e conscientizar quem já faz parte da audiência. Ele pode englobar desde recursos para a interação nos espaços virtuais até o atendimento presencial nos ambientes físicos.

A ideia é estar e participar ativamente dos locais frequentados pelas pessoas que você precisa atingir. Como, atualmente, o consumidor tem a possibilidade de navegar por diversos meios, vale a pena ampliar as formas de comunicar aquilo que a sua empresa oferece e está desenvolvendo.

É possível, por exemplo, produzir conteúdos informativos e anúncios para distribuir por meio de tráfego pago nas redes sociais, a fim de atrair mais clientes para os serviços de Moto frete e outros ramos. Também é importante pensar em maneiras de manter o interesse dos grupos que já vêm acompanhando o trabalho da marca.

Ou seja, não basta diversificar os pontos de contato com o público e começar a lançar as novidades. Você precisa analisar o potencial de cada canal, definir as ferramentas que serão usadas e renovar as práticas com frequência, de modo que as abordagens permaneçam convincentes.

O marketing multicanal traz benefícios a todos os envolvidos nas estratégias. Do lado dos clientes, os ganhos vêm com a facilidade para tirar dúvidas sobre determinada oferta e obter as soluções desejadas. As empresas acabam colhendo melhores resultados, dos quais falaremos no próximo tópico.

Quais são as principais vantagens?

Garantir presença em canais independentes traz muitas oportunidades, tanto para quem está começando a empreender quanto para os nomes já consolidados no mercado. Quando apoiada em um bom planejamento, a multicanalidade pode proporcionar as seguintes vantagens:

Maior potencial de atração de clientes

A diversificação dos pontos de contato com o público faz com que o seu negócio chegue a muito mais pessoas. Pense que nem todos os consumidores utilizam o mesmo conjunto de redes ou gostam de frequentar os mesmos estabelecimentos físicos.

Assim, para que nenhum potencial cliente fique de fora, é bom elaborar e disparar anúncios em espaços variados. Se a primeira impressão em relação à marca for positiva, você aumenta a chance de um visitante de site ou loja ficar por perto, até se tornar fidelizado.

Aumento da conversão de vendas

Essa vantagem resulta da anterior, pois, com mais pessoas chegando até a sua empresa, é provável que o número de vendas aumente. É claro que os diferenciais precisam estar sempre bem claros e condizentes com aquilo que você já vem entregando.

Hoje, é cada vez maior a quantidade de compras e contratações de serviços pela internet. Isso significa que as marcas têm uma fonte inesgotável de plataformas para interagir e conquistar novos clientes. Cabe aos gestores estarem abertos a investir em diferentes canais.

Entendimento aprofundado da persona

O marketing multicanal também traz pistas importantes sobre o comportamento e as preferências dos consumidores. Não é o que toda empresa deseja para desenvolver soluções que realmente agradem? Pois saiba que o monitoramento constante dos pontos de contato pode ser bastante útil.

Ao conferir as ações realizadas em cada meio, você consegue compreender as principais dores e expectativas do público, além de descobrir quais espaços são priorizados nas negociações. Com base nisso, fica mais fácil definir estratégias que mantenham as pessoas conectadas à marca.

Ganho de credibilidade e destaque

Se você fosse cliente, estranharia a situação de visitar uma loja e, ao pesquisar sobre ela em determinadas redes, perceber que não há nenhum resultado disponível. A falta de presença nos principais meios de comunicação pode trazer sensação de insegurança.

Perceba que as empresas reconhecidas costumam estar ativas em todo tipo de canal. Logo, é importante se inspirar no trabalho de grandes marcas para conquistar seu espaço. Recursos como sites, blogs e perfis comerciais precisam estar completos.