Business Intelligence (BI) é o uso da tecnologia para analisar dados e obter insights que ajudam a informar as decisões de negócios. O processo envolve coletar, preparar, analisar, interpretar, apresentar e usar dados.
A inteligência de negócios para marketing está usando BI para auxiliar nas decisões de marketing e melhorar os processos e resultados de marketing de sites profissionais.
Quem pode usar BI para marketing?
Quase qualquer organização pode se beneficiar da inteligência de negócios para marketing. Ele oferece vários benefícios para empresas grandes e pequenas, independentemente do tipo de marketing que você usa. Mesmo que você não tenha muitos dados, pode usar ferramentas de BI para começar a coletar dados ou obter insights de dados de terceiros.
No nível individual, costumavam ser apenas profissionais de dados com experiência em tecnologia que podiam usar ferramentas de inteligência de negócios. Esses profissionais então interpretam os dados e os distribuem para outras pessoas na forma de gráficos e outras visualizações. Hoje, porém, está ficando mais fácil para pessoas de todas as habilidades técnicas usar ferramentas de inteligência de negócios .
Essas ferramentas estão se tornando mais fáceis de usar, tornando a inteligência de negócios acessível a muito mais pessoas e organizações.
Como criar uma estratégia de marketing de BI
Como você pode criar uma estratégia de business intelligence para marketing? Como é o processo de inteligência de negócios? Veja alguns passos básicos:
- Identifique seus objetivos: ter objetivos mensuráveis orientará seu processo de inteligência de negócios e o manterá no caminho certo.
- Colete seus dados: em seguida, você precisará configurar processos para coletar seus dados de várias plataformas e começar a coletar seus dados.
- Conecte e organize seus dados: então, você reunirá seus dados em uma plataforma e garantirá que eles estejam organizados para facilitar o uso.
- Analise seus dados: em seguida, você analisará seus dados usando ferramentas de BI e procurará informações úteis que contribuam para seus objetivos.
- Comunique insights e visualize seus dados: você também precisará comunicar os insights às pessoas que os usarão.
Esse processo geralmente envolve a criação de visualizações de dados , como tabelas e gráficos.
- Aplique seus insights: o próximo passo crucial é aplicar seus insights para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
A inteligência de negócios é um processo contínuo, portanto, você continuará trabalhando nessas etapas e refinando suas técnicas à medida que coleta mais dados e insights mais valiosos.
Ferramentas de inteligência de negócios para marketing
Existem muitas opções disponíveis quando se trata de ferramentas de inteligência de negócios para marketing . Algumas dessas ferramentas se concentram em um aspecto específico do marketing, como e- mail ou interações na página, enquanto outras fornecem mais uma visão geral. Aqui estão algumas das principais ferramentas de inteligência de negócios para marketing:
- O Google Analytics é a ferramenta de análise de sites obrigatória .
Ele é gratuito do Google e fornece muitas informações sobre como os usuários acessam seu site, como eles interagem com seu site e as características de seus visitantes.
- MarketingCloudFX é uma plataforma de marketing digital tudo-em-um da WebFX. Ele usa inteligência artificial para analisar seus dados e inclui vários recursos, desde rastreamento de leads até a gravação de vídeos de como os visitantes usam seu site.
- O Power BI é uma ferramenta de inteligência de negócios da Microsoft que fornece uma maneira fácil de organizar, analisar e visualizar dados de negócios.
O Zoho Analytics , parte do conjunto de software Zoho, fornece visualizações de dados poderosas, ajuda a sincronizar dados de várias fontes e vem com várias integrações integradas.