Uma estratégia de retenção de clientes é uma abordagem de negócios proativa que você usa para aumentar a retenção e a fidelidade do cliente . As estratégias de retenção de clientes se concentram em encantar os clientes e formar um relacionamento com eles para que eles optem por continuar comprando de você em vez de mudar para a concorrência.
Embora algumas empresas possam preferir se concentrar mais na conquista de novos clientes , você não pode adotar uma abordagem passiva para a retenção de clientes . Para o modelo de negócios mais eficiente, você deve investir na retenção de clientes e na conquista de novos.
Por que sua empresa deve investir em estratégias de retenção de clientes?
Além do aumento do ROI das estratégias de retenção de clientes, investir em um programa de retenção de clientes também ajuda em outros aspectos do seu negócio. Quando você se dedica a aumentar a retenção de clientes, pode ver melhorias em:
Alcançar
A base de qualquer estratégia de retenção de clientes é encantar seus clientes e, se você encantar seus clientes, é mais provável que eles formem um vínculo com sua empresa. Esse relacionamento pode levá-los a se tornarem fãs da marca e recomendar sua empresa para outras pessoas.
Essas recomendações se traduzem em mais alcance para você. Portanto, investir na retenção de clientes pode ajudá-lo a adquirir mais novos clientes, uma vantagem para todos!
Ideias de negócios
Uma parte crítica de todas as estratégias de retenção de clientes é ouvir seus clientes . Quando você ouve o que seus clientes dizem, você aumenta a satisfação deles e ganha novas ideias para o seu negócio.
Digamos que um cliente comenta sobre uma área potencial de melhoria para o seu negócio. Use o comentário deles para tornar sua oferta ainda melhor.
Os clientes fiéis também podem fornecer informações sobre por que permaneceram por perto. Esses insights ajudarão você a explorar seus pontos fortes de forma mais eficaz, e eles só podem vir de clientes que você reteve.
Comentários e depoimentos
Se você encantar tanto seus clientes que eles querem ficar por perto, eles podem estar dispostos a deixar uma avaliação ou depoimento positivo . Essa prova social pode ser decisiva para a conversão de futuros clientes .
Veja duas estratégias de retenção de clientes para manter seus clientes voltando
1. Responda às perguntas e reclamações dos clientes
Seus clientes têm poder e, se você quiser encantá-los, deve monitorar os canais pelos quais eles falam sobre suas experiências. Esses canais incluem:
- Mídia social
- Plataformas de revisão
- Seu site
- Funcionários
Ao notar uma dúvida ou reclamação, responda rapidamente para mostrar ao seu cliente o quanto você se importa com a experiência dele. Mas certifique-se de personalizar suas respostas para o indivíduo referir-se a ele pelo nome pode ajudar bastante.
2. Personalize suas interações
Com tantas marcas competindo pela atenção de seus clientes, a personalização ajuda sua empresa a se destacar. Essa tática mostra a seus clientes o quanto você os valoriza e os incentiva a ficar por perto.
A personalização pode incluir algo tão simples como uma resposta personalizada nas redes sociais ou uma saudação por e-mail , mas você também pode ir mais fundo.
Por exemplo, você pode personalizar a própria oferta. A Function of Beauty fornece produtos de cuidados com os cabelos projetados para atender às necessidades específicas dos clientes, que eles comunicam por meio de um questionário online. Através deste quiz, os clientes podem até personalizar suas garrafas.
Você também pode personalizar a experiência de seus clientes com sua marca por meio de recomendações de produtos individualizadas com base em seu histórico de compras. Essa abordagem está se tornando mais crítica, pois 63% dos compradores esperam isso das marcas.