As atividades de marketing referem-se às técnicas que indivíduos e empresas usam para promover seus produtos ou serviços, obter mais vendas e melhorar o reconhecimento da marca. Essas atividades envolvem:
- Entendendo os clientes e suas necessidades
- Comunicação eficaz da marca
- Entregar os produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes
Dependendo das metas de negócios e de seus clientes, as marcas usam uma variedade de atividades de marketing para se comunicar com clientes potenciais e existentes. Uma estratégia de marketing ideal inclui várias táticas e ferramentas de marketing que medem o sucesso.
Vamos aprender mais sobre essas atividades de marketing na próxima seção!
Duas ideias de atividade de marketing
1. E-mail marketing
O email marketing é uma estratégia que usa, você adivinhou, email. Com o email marketing, você envia suas mensagens de marketing diretamente para a caixa de entrada do seu público-alvo.
As empresas business-to-business e business-to-consumer usam email marketing. Por quê? O e-mail marketing é uma das formas mais eficazes de se comunicar com seu público, tendo um retorno de investimento relatado de 4400% .
Uma das vantagens do email marketing é que você pode segmentar seus destinatários e criar mensagens de marketing diferentes para cada segmento de persona. Você pode segmentá-los com base em sua localização, interesses ou estágio no funil de vendas.
O marketing por e-mail também permite que você teste A/B suas mensagens e o layout do boletim informativo por e-mail para descobrir qual é o mais eficaz entre seu público.
Você já recebeu um boletim informativo de uma empresa que parece feita especificamente para você? Aqui está um boletim informativo por e-mail de um provedor de cursos on-line aberto. Quando me inscrevi em uma conta, manifestei interesse em alguns tópicos, incluindo publicidade, por isso recebi um e-mail sobre esta recomendação de curso.
Ferramentas de gerenciamento de e-mail como o EmailMarketingFX podem ajudá-lo a enviar seus e-mails sem problemas, para que você não precise fazer todo o trabalho manual. Você também pode realizar testes A/B e monitorar os resultados em tempo real usando essas ferramentas!
2. Marketing de mídia social
Outra atividade de marketing que as PMEs podem usar é o marketing de mídia social . Você pode usar qualquer plataforma de mídia social, dependendo do seu público e negócio:
- TikTok
Usando qualquer uma dessas plataformas, sua empresa pode se conectar, engajar e se comunicar com seu público-alvo. Você também pode promover suas ofertas em sua página para aumentar o reconhecimento da marca, levar seu público-alvo ao seu site e convertê-los em leads!
Envolva-se com seu público por meio de suas postagens de mídia social orgânicas ou anúncios de mídia social pagos . Outra excelente maneira de se envolver com seu público é participar de grupos e comunidades relevantes nas mídias sociais. Você não apenas se conecta com seus clientes em potencial e clientes, mas também os conhece melhor por meio da escuta social .