Para fazer parte desse mercado, é necessário contar com um preparo de ponta. Pode parecer simples e intuitivo no início, mas atuar como Customer Success Manager exige mais do que o básico. É preciso balancear o preparo técnico com as habilidades profissionais.
A seguir, você verá quais são as principais habilidades para trabalhar nessa área. Confira!
Vendas
Mesmo que esse profissional não seja exatamente um vendedor, é necessário desenvolver as habilidades comunicativas e o poder argumentativo, pois essas aptidões serão fundamentais no processo de retenção de clientes de engenharia elétrica ou outros ramos.
Relacionamento
É interessante que o CSM seja capaz de se relacionar com variados perfis. Ele deve ser agradável, compreensível e empático, de forma que conquiste clientes — internos e externos — em pouco tempo.
Responsabilidade e comprometimento
Atuar com uma alta demanda de trabalho e com uma pasta cheia de clientes não é uma tarefa fácil para qualquer pessoa. Nesse sentido, o profissional de CSM deve ter um senso de comprometimento e responsabilidade alto. Isso é fundamental para o sucesso na carreira.
Entendimento de métricas
As métricas vão ser aliadas importantes na vida do Customer Success Manager. Sendo assim, trabalhar bem com números, tabelas e outras soluções que são utilizadas para o gerenciamento de dados e estatísticas é fundamental.
Vontade de aprender
Quando você descobre com o que atua o CSM, percebe que existem diferentes tarefas que podem ser atribuídas a esse profissional. Por conta disso, o Customer Success Manager deve trabalhar para se tornar dinâmico e se disponibilizar a aprender sempre.
Quais são as métricas do time de CSM?
O sucesso deixa vestígios, ou seja, os indicadores de sucesso do cliente. Estipular métricas e acompanhar os resultados é o único meio de mensurar a eficiência de uma estratégia.
Confira, a seguir, quais são os principais KPIs do time de CSM.
Net Promoter Score (NPS)
O NPS tem como objetivo medir o grau de satisfação dos consumidores. Quanto maior for o contentamento deles com a solução oferecida pela empresa, maiores são as possibilidades de eles estarem alcançando o sucesso. Essa métrica é uma das mais importantes para o Customer Success Manager.
Essa metodologia se baseia em, ao final do atendimento, realizar perguntas ao cliente. Em uma escala de 0 a 10, o cliente analisa qual é a possibilidade de indicação da empresa para terceiros.
O cliente deve responder a pergunta e, com base na resposta, será classificado em detrator, neutro ou promotor. Os detratores são clientes que avaliaram com notas entre 0 e 6. Os neutros são aqueles que deram nota 7 ou 8, e os promotores são os que avaliaram com nota 9 ou 10.
Health Score
Essa é uma métrica usada para avaliar a “saúde do cliente”. Assim como a anterior, esse indicador tem como objetivo demonstrar, na prática, se o consumidor está satisfeito ou não com a solução oferecida pela empresa.
Para promover o diagnóstico, o CSM não fará nenhuma pergunta diretamente. Em vez disso, o profissional deve avaliar o comportamento do cliente.
Com esse KPI, o cliente conquista pontos conforme as ações que toma. É o Customer Success Manager que estabelece quais são as ações-chave e o peso de cada uma delas.
Por exemplo: quando o consumidor faz login na plataforma, ele conquista determinada pontuação. Toda vez que ele entrar no sistema, pontua novamente. Com isso, o CSM perceberá um começo de engajamento.
Em seguida, é preciso estipular parâmetros para o score, ou seja, designar qual quantidade de pontos o cliente precisa ter para ser considerado satisfeito ou insatisfeito. Normalmente, quanto menor é o score, maior é a proximidade do cliente efetivar o cancelamento do serviço.