Como implementar o marketing multicanal?

Para que traga bons resultados, o marketing multicanal deve ser aplicado em diferentes etapas. Todas podem ser revistas com o passar do tempo, já que a ideia é estar sempre adequando as práticas às mudanças do mercado, hábitos dos consumidores e outras questões que impactam o negócio.

Conheça o seu público

O primeiro passo é se debruçar nos detalhes que formam o perfil do comprador. Para isso, você pode coletar feedbacks de atuais clientes e analisar os dados que resultam dos atendimentos e processos de venda em diferentes meios.

O conhecimento do público de psicólogo online e outros ramos vai ajudar a segmentar as personas para acertar nas propostas enviadas a cada grupo. Sua empresa poderá, por exemplo, personalizar os anúncios de acordo com as preferências dos clientes para aumentar a chance de conversão.

Mapeie os recursos necessários

Como toda estratégia, a multicanalidade exige preparo e ferramentas específicas para que funcione. Isso significa que você precisa levantar os custos com o treinamento das pessoas envolvidas, a adoção de tecnologias e a gestão de diferentes trabalhos. O monitoramento dos resultados será constante, por isso, o ideal é montar uma equipe que possa se dedicar de forma exclusiva.

Padronize a linguagem e o visual

O marketing multicanal precisa transmitir os valores e os diferenciais da empresa em todas as interações com a audiência. Não importa se o meio de comunicação for mais formal ou despojado, ele precisa estar adequado à imagem que o negócio quer transmitir.

Assim, tenha o cuidado de padronizar a linguagem e o visual em todos os pontos de contato com o público. Preserve recursos como cores, logos e símbolos para produzir materiais e compor páginas ou vitrines. Você também precisa se certificar de que o atendimento seja igual em ambas plataformas.

Teste a navegabilidade

Boa parte dos canais se concentram no mundo virtual. Por isso, é importante verificar se as publicações e os anúncios estão funcionando em diferentes dispositivos. Pense que alguém pode usar o celular para pesquisar, depois passar para o notebook ou até assistir a um vídeo de lançamento na televisão.

Uma empresa mobile friendly evita problemas por facilitar a experiência dos clientes em qualquer tipo de site, aumentando a satisfação e a vontade de continuar consumindo. Sabendo disso, procure fazer testes antes de divulgar qualquer tipo de material.

Mensure os resultados

É difícil prever bons caminhos se você não sabe o que tem funcionado e o que precisa ser revisto na estratégia. Para não tomar decisões no escuro, faça uso de indicadores que permitam analisar os resultados em diferentes períodos.

Aos poucos, as ações vão se adequando e melhorando o retorno por parte da audiência. Pense que os esforços aplicados na mensuração serão compensados com menos retrabalho e despesas nas próximas campanhas.

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