Esta é uma coleção estruturada de recursos JavaScript educacionais gratuitos destinados a dar aos alunos uma boa compreensão da linguagem de programação. Há muitas maneiras de lidar com a tarefa de aprender a programar em JavaScript. Livros, cursos online, workshops, tutoriais e blogs sobre o assunto são abundantes.
Mas a quantidade de materiais de aprendizagem – e seus vários graus de qualidade, precisão e confiabilidade – podem sobrecarregar rapidamente qualquer um que considere uma jornada para o JavaScript. Para facilitar um pouco, construí uma lista de oito recursos que ajudarão você a aprender JavaScript sem nenhum custo financeiro. JavaScript é uma linguagem que perdoa, pois não leva muito tempo e esforço para começar a usá-la.
O que leva uma quantidade considerável de tempo e esforço é aprender a usar o JavaScript de forma eficaz e eficiente. Escolher se educar usando recursos que defendem as práticas recomendadas de desenvolvimento de JavaScript em todos os pontos de sua experiência de aprendizado evitará muitas dores de cabeça e frustração. Revisei centenas de recursos que marquei ao longo dos anos e acabei incluindo apenas oito deles neste esboço de aprendizado.
Em vez de criar uma longa lista de recursos JavaScript e, em seguida, dar a você o fardo de descobrir quais ler, fiz o trabalho pesado para você.
Algumas dicas
Antes de examinar os recursos de aprendizado, vamos falar sobre algumas coisas que ajudarão você a aproveitar ao máximo sua jornada em JavaScript.
Dê a si mesmo tempo suficiente para aprender
JavaScript é uma linguagem difícil de aprender corretamente .
Você não será capaz de escrever um bom código JS da noite para o dia. E vamos tirar isso do caminho: JavaScript é notoriamente conhecido como uma linguagem de programação, digamos, menos que perfeita. Ele tem muitas idiossincrasias que atrapalham tanto programadores iniciantes quanto avançados.
E por causa disso, é ainda mais crucial entender os conceitos fundamentais da linguagem e as melhores práticas de desenvolvimento para que, quando as coisas não estiverem funcionando como deveriam, você tenha facilidade em descobrir o porquê. Haverá momentos em sua experiência de aprendizado em que você ficará tão irritado com o JavaScript que simplesmente desejará desistir. Você começará a pensar “Talvez isso não seja para mim” ou “Vou me ater apenas ao HTML e CSS” ou “Não há como aprender tudo isso”. JS tem esse efeito em todos os desenvolvedores que já tiveram que usá-lo.
A paciência é a chave para aprender essa linguagem incrível, mas muitas vezes incompreendida e mal utilizada. Supondo que você tenha uma vida fora do JavaScript, pode levar de quatro a seis semanas para ler e entender completamente os seguintes materiais de aprendizado. Dedique uma ou duas horas por dia aos recursos sugeridos, sem distrações, e faça isso em um ritmo sem pressa para absorver completamente o conteúdo.
Aplique o que você aprende
O que eu mais amo no JavaScript é que é uma habilidade prática. Você pode usá-lo imediatamente, independentemente de onde você esteja no comando do idioma. E é fácil configurar um ambiente para experimentar o código: você só precisa de um editor de texto, um computador e um navegador, e pronto.
À medida que você estiver aprendendo o idioma, pense em projetos nos quais você pode trabalhar e que lhe dê a oportunidade de utilizar imediatamente o que aprendeu. Crie uma calculadora simples (como uma calculadora de diferença percentual, por exemplo), um gerador de números aleatórios e, posteriormente, um aplicativo de navegador do lado do cliente (como uma lista de tarefas que usa a API de armazenamento local). A prática leva à perfeição.